Nascimento Seguro: A importância dos primeiros minutos do seu bebê!
- Dra. Neonita de Almeida

- 30 de abr.
- 1 min de leitura

Existe uma escala universal chamada Escala de Apgar, que é um método utilizado para avaliar a vitalidade do recém-nascido logo após o nascimento.
Essa avaliação é feita com base em cinco parâmetros:
Cor da pele do bebê
Frequência cardíaca
Frequência respiratória
Reflexos
Tônus muscular (motricidade)
Cerca de 90% dos bebês nascem com um Apgar entre 9 e 10, o que indica uma ótima vitalidade. Nestes casos, o bebê é rapidamente enxugado e colocado no colo da mãe, pois está em boas condições.
Por outro lado, quando um bebê nasce com um índice de Apgar igual ou inferior a 7, significa que sua vitalidade não está ideal. Esses bebês geralmente necessitam de manobras específicas realizadas pelo pediatra logo após o nascimento. Se não houver melhora com essas intervenções iniciais, o recém-nascido pode precisar ser encaminhado para a UTI neonatal.
Por isso, é fundamental que o bebê seja assistido por um pediatra no momento do nascimento, garantindo que qualquer dificuldade na transição para a vida extrauterina seja rapidamente identificada e tratada.
Além disso, é muito importante que a gestante realize a chamada “consulta zero” com um pediatra de confiança, que é realizado ainda durante a gestação, geralmente no 3º trimestre. Assim, no momento do parto, o profissional estará preparado e ciente do histórico da mãe e do bebê, podendo agir de forma mais segura e eficaz diante de qualquer intercorrência.
Dra. Neonita de Almeida - PEDIATRA





Comentários