Entendendo o Espectro Autista: A Importância do Diagnóstico Precoce
- Dra. Camile Vechiato

- 25 de jul.
- 2 min de leitura

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por desafios na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.
O TEA é classificado em três níveis, que indicam a quantidade de suporte necessária para que a pessoa consiga se desenvolver e lidar com os desafios do dia a dia.
Nível 1
São crianças que possuem um bom nível de autonomia, conseguem se comunicar verbalmente e conviver em sociedade, mas ainda enfrentam dificuldades, principalmente em interações sociais mais complexas e em situações que exigem flexibilidade comportamental. Podem apresentar hipersensibilidades sensoriais, dificuldades em entender regras sociais implícitas ou lidar com mudanças inesperadas.
Nível 2
São crianças que precisam um pouco mais de mais suporte. As dificuldades de comunicação e interação social são mais evidentes, podendo ter uma fala limitada ou pouco funcional. Também podem apresentar comportamentos repetitivos mais intensos e ter maior dificuldade em lidar com mudanças na rotina.
Nível 3
São crianças que necessitam de apoio intensivo em praticamente todas as áreas. Podem não se comunicar verbalmente e/ou apresentar grandes desafios na interação social. Em muitos casos, necessitam de ajuda constante para realizar atividades básicas, como se alimentar ou se vestir.
A importância do diagnóstico precoce O diagnóstico permite o acesso a terapias que desenvolvem as habilidades sociais, cognitivas e emocionais, dessa forma uma criança nunca estará fadada ao seu nível de diagnóstico.
Além disso, auxilia na compreensão e acolhimento para as famílias, que passam a entender melhor as necessidades de seus filhos e podem oferecer um suporte mais assertivo no dia a dia. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores são as chances de um desenvolvimento positivo.
Informação Gera Empatia. Empatia Gera Respeito.
Falar sobre autismo, de forma clara e respeitosa, é essencial para construirmos uma sociedade mais inclusiva.





Comentários