Síndrome dos Ovários Policísticos: causas, sintomas e formas de tratamento
- Dra Elaine Pigosso

- há 2 dias
- 1 min de leitura

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição hormonal comum que afeta muitas mulheres, especialmente em idade reprodutiva. Apesar de ser bastante frequente, ainda gera muitas dúvidas, principalmente em relação às suas causas e às formas de tratamento.
A SOP está associada a um desequilíbrio hormonal, que pode envolver alterações na ovulação, aumento dos hormônios androgênios (conhecidos como hormônios masculinos) e, em muitos casos, resistência à insulina. Esses fatores contribuem para o Surgimento de múltiplos cistos nos ovários e que levam aos sintomas:
Menstruação irregular e fluxo menstrual aumentado;
Cólicas intensas;
Acnes no rosto e nas costas;
Aumento expressivo no peso;
Dificuldade para engravidar.
Esse desequilíbrio hormonal também pode impactar outras áreas do organismo, favorecendo condições ginecológicas como cistos mamários, miomas uterinos, endometriose e alterações no padrão menstrual, que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher.
O uso de anticoncepcionais não é a única opção! O tratamento da SOP deve ser individualizado!
É possível melhorar os sintomas e promover o equilíbrio hormonal por meio de mudanças no estilo de vida, como alimentação adequada, prática regular de atividade física, controle do estresse e suporte hormonal individualizado, como o uso correto da progesterona.
A Dra. Elaine Pigosso, especialista em Metabologia Humana e Medicina Integrativa, atua no controle e tratamento da SOP, ajudando a aliviar os sintomas e a preservar a saúde reprodutiva da mulher.
Seu atendimento é baseado na individualidade de cada paciente, sempre buscando um tratamento seguro, eficaz e personalizado.




Comentários